Conversas para um Desenho de Sociedade // cartaz

Conversas para um Desenho de Sociedade // cartaz

nas últimas semanas estive envolvido em um trabalho que me deu muito prazer, por acreditar ser uma causa incrível e estar sendo conduzido por gente que acredita na causa e sabe o que faz. foi o cartaz para o evento “Conversas para um Desenho de Sociedade“.

começou quando fui a um dos eventos ano passado, e, mesmo sendo um encontro atípico (na ocasião foi uma palestra), fiquei encantado com a proposta. troquei uma ideia com as idealizadoras (Denise e Lucila) após o encontro e me propus a conversarmos a respeito da identidade visual e formas de comunicação do evento.

após nos reunirmos e trocarmos dezenas de e-mails, sugeri que, ao invés da comunicação exclusivamente online feita até então, poderíamos dar um passo adiante (visto a evolução que o próprio evento teve no decorrer do ano) e produzir um cartaz impresso a ser colado em pontos interessantes, com uma tiragem de 100 unidades.

me reuni com o Guilherme Vieira para resolvermos como seria a impressão desses cartazes, dada a limitação de orçamento para a produção. resolvemos imprimir o que era preto em uma gráfica rápida, e o restante fazer tudo à mão, o que estava totalmente alinhado com a mensagem que o encontro deve passar: algo humano, pessoal em um ambiente de troca e ruídos que se completam na comunicação consciente.

cabe aqui também duas sugestões que foram bem recebidas por elas no que diz respeito às informações do cartaz: uma foi a ênfase no “Conversas” como elemento principal da comunicação, uma vez que é natural a abreviação do nome do encontro por parte dos participantes. outra foi a inserção de tirinhas destacáveis abaixo do cartaz com as datas e temas de cada encontro, para que a pessoa guarde pra si as informações principais e busque mais informações no site (que em breve também sofrerá uma repaginada): www.desenhodesociedade.com.br.

gostaria de agradecer de coração às idealizadoras pela oportunidade e pelo profissionalismo no decorrer do projeto, à Jordana por ter me apresentado o projeto, ao Guilherme por ter abraçado o trabalho com tanto afinco, e à Milena Nallin, minha companheira essencial, pelos fins de semana nos ajudando a pendurar incessantemente cartazes pra secar, e registrando todo o processo no vídeo e fotos que ilustram esse post.

para finalizar, recomendo que naveguem pelo site para conhecer melhor esse projeto tão bonito e convido para os encontros, dias 15 (evento no facebook), 22 (evento no facebook) e 29 (evento no facebook) de setembro de 2012, no HUB São Paulo.